Friday, January 14, 2005

the cinematic orchestra - all that you give

2 Comments:

Blogger pedro said...

909 diz

nunca tinha calhado ouvir cinematic orchestra!
tinha alguma curiosidade; afinal de contas é o nome que todos gostavam de ter.
muito porreiro. e o título é engraçado. xilofone? harpa? eles tocam os intrumentos? a voz é não é samplada pois não?

estava à espera de mais orquestra: julgava-os mais inspirados pelos compositores de bandas sonoras de hollywood de antes dos anos 50.

muito porreiro.

Hai!

9:55 PM  
Blogger Sérgio Xavier said...

Tanto quanto sei, a estrutura da banda é a seguinte:
John Swinscow é um compositor retro-actual, ele compõe, sampla e fornece as "pautas" aos restantes músicos que irão acusticizar as músicas. O "Motion" (1999) foi feito por encomenda pessoal a cada músico e, practicamente "à distância"; os ensaios da banda vieram apenas depois do album já se encontrar produzido. Talvez o nome "Cinematic" seja uma alusão à montagem típica da pós-produção do cinema...aliás, grande parte dos temas são isnpirados em bandas sonoras de filmes antigos; um deles é o "Man with a Movie Camera" de Dziga Vertov (1929, creio...)um dos melhores filmes de todos os tempos, quanto a mim. O bom gosto dos Cinematic foi elogiado em Portugal por altura do "Porto 2001"; a organização do evento convidou os senhores a gravarem uma banda sonora alternativa para o filme em causa (já que uma das "tasks" do evento era a recuperação e re-edição do filme em DVD); os senhores aceitaram e a partir do tema que já tinham (do "Everyday"), construiram uma banda sonora integral; existe em CD e em DVD, com o filme. Pouco tempo depois, os Cinematic vieram ao Lux (Lisboa) dar um concerto sublime ao qual tive o privilégio de assistir :-)

É comum usarem um VJ nos espectáculos.

O resultado da música demostra o seu genuíno processo, creio; uma interpretação acústica de uma composição com raiz electrónica.

Existe um baixista, um baterista, um teclista, etc.; a formação varia de album para album (no MWAMC, os executantas tocam todos instrumentos não electrificados, creio), de performance para performance (há espectáculos sem vocalizações). Não despromovendo o mérito dos outros músicos, relevo a prestação da Fontella Bass (vocalizações), no "Everyday". Enfeitiça-me.

Na verdade, os Cinematic são uma das poucas bandas que ponho no trono do bom gosto criativo. É que há muito poucas com um tão estável nível de qualidade; é disto que terei prazer em falar aos meus filhos ;-)

Mais é aqui.

2:00 AM  

Post a Comment

<< Home